Angioplastia Coronária

Home > Tratamentos e Exames > Angioplastia Coronária

O que é Angioplastia Coronária

O que é

A angioplastia coronária é um procedimento médico, minimamente invasivo, para desobstrução das artérias coronárias (vaso do coração), restabelecendo a passagem normal do sangue. É introduzido um cateter que possui em sua extremidade um minúsculo balão envolvido por uma malha de metal (stent). Este cateter balão + stent é posicionado ao nível da obstrução no vaso do coração, que, neste momento, o médico, ao insuflar o balão, ele expande e deposita o stent esmagando a placa de gordura contra a parede do vaso, restaurando o fluxo normal de sangue.

Comparando com a cirurgia cardíaca de ponte de safena, outro método de tratamento, a angioplastia permite um tempo de internamento menor e recuperação mais rápida.

Quando é indicado?

A angioplastia coronária é indicada quando, após a realização do cateterismo, é observado obstruções dos vasos do coração que, em função da gravidade, não conseguem ser tratadas apenas com medicamento. A maioria das obstruções que causam infarto são tratadas através da angioplastia com stent.

Como funciona?

É feita uma punção (minúsculo corte) na pele, que pode ser localizada no pulso do punho ou na virilha. É introduzido primeiramente um cateter que é guiado do local da punção na pele até o início do vaso do coração (coronária). Introduz-se um fio fino (mais fino que um fio de cabelo), através do cateter, até ultrapassar a lesão. Este fio serve de “trilho” para avançar um outro cateter que possui em sua extremidade um minúsculo balão envolto por um stent, ambos encolhidos. O médico posiciona este cateter com o balão+stent na altura da lesão e, ao insuflar o balão, ele expande e deposita o stent esmagando a placa de gordura contra a parede do vaso, restaurando o fluxo normal do sangue. O balão é desinflado e retirado junto com o fio, o stent fica aderido à parede interna do vaso impedindo que este se feche. Uma filmagem com  contraste confirma o resultado da intervenção.










Riscos

Toda intervenção no coração possui riscos já que trata-se de um órgão vital, porém, o benefício do tratamento supera o risco do procedimento.